Iniciado logo que o cliente finaliza a compra de um produto, o pós-venda exige tanta dedicação quanto as fases de prospecção e venda. Isso porque é o momento da fidelização – então, saber como operar é um grande diferencial.

O pós-venda é o momento em que a marca deve usar todos os recursos à sua disposição para conquistar o consumidor, que estará em um momento de decisão entre a fidelização e a busca pela concorrência.

Um erro fatal cometido por muitas empresas é tratar o pós-venda com indiferença, abandonando a relação com seus clientes. Nesses casos, as relações comerciais costumam durar uma só venda, e a marca não possui boa reputação entre o público.

De acordo com um relatório do Sebrae, divulgado pela FecomercioSP em 2019, 85% das empresas brasileiras nunca realizaram o pós-venda. Além disso, 70% sequer possuem cadastro dos seus clientes, enquanto 94% nunca utilizaram tecnologias digitais para monitorar os compradores. Esses números são preocupantes e, se sua empresa faz parte dessas estatísticas, algumas coisas precisam mudar.

O pós-venda como ferramenta de fidelização

Um estudo realizado pela American Management Association indicou que 65% do total em faturamento e lucro pelas empresas advém de clientes já fidelizados. Este é um número alto que merece atenção, especialmente porque os clientes satisfeitos incentivam outras vendas de forma orgânica, como indicou uma pesquisa da Opinion Box (2018), em que 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos.

Ainda de acordo com a Opinion Box, 76% da população se considera fiel a uma marca e compra regularmente. Esses números só mostram a importância de se investir nesse processo, que é capaz de gerar o fortalecimento de marca e crescimento de toda a empresa.

Como aplicar um bom pós-venda

Um bom pós-venda é sinônimo de um bom atendimento. Isso pode parecer subjetivo, mas há algumas boas condutas que guiam um atendimento de qualidade: como ser bem-educado, honesto e respeitoso; também ser amigável e ouvir com interesse genuíno; além de ser ágil, simpático, empático e didático. Claro, estes são requisitos mínimos, indispensáveis em qualquer tipo de atendimento.

Para se destacar, porém, é necessário mostrar mais do que bons modos: é necessário ser eficiente. Neste momento, a otimização dos processos de pós-venda se torna um grande diferencial, pois possibilita que um número maior de clientes tenha sua demanda atendida em um menor espaço de tempo. Assim, as lideranças da empresa podem focar em inovação e qualidade, enquanto o atendimento ao consumidor está em boas mãos.

Ao unificar todo os recursos necessários para o pós-venda em um único sistema, os processos se tornam ainda mais dinâmicos e otimizados, aumentando a produtividade da equipe de atendimento e vendas e também a satisfação entre o público consumidor. O software Telecontrol se destaca no mercado por sua excelência e agilidade, permitindo às empresas implementar um pós-venda de sucesso.

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