O Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias responsável por disseminar sua marca, prospectar e fidelizar clientes, e ainda criar autoridade no mercado.  Quando aplicado no pós-venda, garante excelentes resultados.

Suas características principais não estão distantes dos padrões de um bom relacionamento: ser ouvido, respeitado e também valorizado. São esses gestos que mostram ao cliente sua importância – o que influencia diretamente na fidelização.

Mas o Marketing de Relacionamento vai além: através de estratégias bem definidas, é trabalhada também a construção de marca, isto é, sua identidade e fortalecimento.  E, além disso, esse conceito busca criar autoridade para a empresa no mercado, tornando-a sólida e reconhecida.

Com isso, o objetivo principal é mais do que conquistar e fidelizar clientes, é também torná-los defensores da marca. Tudo isso é garantido através de uma boa experiência do usuário e um bom relacionamento com o cliente, caracterizado principalmente por vantagens e benefícios oferecidos.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento no Pós-Venda?

Há diferentes metodologias que podem te ajudar: como o Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing – estratégias já conhecidas que facilitam a aproximação com o público consumidor.

Sobre os meios de divulgação, opções também não faltam: utilize as mídias sociais, o blog da sua empresa ou o email marketing para oferecer vantagens a seus clientes e, assim, estabelecer um relacionamento. Ações offline também são muito eficientes – e estabelecem um contato ainda maior com o público.

Inicialmente, é imprescindível conhecer o seu público. Trace os dados disponíveis para criar diferentes perfis dos seus consumidores, segmentando seus Leads. Isso permite o desenvolvimento de estratégias de marketing exclusivas para cada grupo.

Feito isso, é o momento de começar de fato o Marketing de Relacionamento. Uma ferramenta amplamente recomendada para dar esse start é o Email Marketing, por suas  diferentes possibilidades e vantagens. Contudo, sua empresa pode optar pelo que se encaixar melhor com a estratégia desenvolvida.

Os benefícios oferecidos ao consumidor podem assumir diversos formatos. Sua marca pode, por exemplo, oferecer ofertas e promoções, ou então materiais que eduquem e gerem valor. É muito comum também a adoção de programas de fidelidade – uma estratégia mais agressiva e bastante eficiente na fidelização de clientes.

Seja qual for a vantagem proporcionada, o importante é que ela esteja de acordo com os objetivos da sua empresa e, especialmente, com o perfil da sua persona. Além disso, é essencial acompanhar regularmente os resultados obtidos, a fim de lapidar a metodologia adotada, ou então substituí-la.

O segredo para uma estratégia de sucesso

Para um Marketing de Relacionamento ainda mais eficiente, adotar um software responsável por gerenciar e otimizar todo o pós-venda da sua empresa se mostra essencial. Isso porque se torna mais fácil cumprir muitas das etapas desse processo, especialmente porque estão otimizadas. Além disso, é mais fácil também adotar a estratégia omnichannel – essencial para manter o contato regular com o consumidor.

A Telecontrol é pioneira no desenvolvimento de sistemas pós-venda para internet e, com mais de 26 anos de mercado, desenvolveu um software capaz de atender às demandas dos assistentes técnicos às indústrias e importadores. Com diferentes recursos como gerenciamento de pós-venda e plataforma call center, é um sistema completo, ideal para adotar estratégias de fidelização e fortalecimento de marca.

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